Ricardo Almeida

Sobre o Artista

DO AUTOR

Ricardo José de Souza Almeida nasceu em Sant'Ana do Livramento /RS, no dia 1° de janeiro de 1962. É poeta, escritor, cantor, compositor, roteirista de cinema e engenheiro civil graduado pela UFRGS.

A partir de 1991, passou a colaborar com textos literários para jornais. Conquistou o 1° lugar no Concurso de Poesias do Grêmio Literário Castro Alves, com seu poema “Usa Tua Voz”. Foi premiado em diversos concursos de literatura.

Em 1993, lançou seu primeiro livro de poesias, “Trança de Passamanes”, pela Editora Grafos.

Foi nascente e membro-fundador da Academia Santanense de Letras, que em 1995 teve o ato de sua fundação.

Em 2003, lançou seu segundo livro de poesias, “A Miragem e os Argos”, pela Editora Movimento.

Em 2005, lançou seu primeiro CD, “AMORTOTAL”, gravado no Estúdio Rastros.

Em 2006, conquistou o 3° lugar no Concurso de Poesia Nélson Fachinelli, promovido pela Casa do Poeta Rio-Grandense, com seu poema “Feriado no Parque”.

Em 2009, concluiu, com nota máxima, Pós-graduação em Literatura Brasileira pela UFRGS.

Em 2010, lançou seu terceiro livro de poesias, “Estação Hipnose”, pela Editora Alcance, e seu segundo CD, “Onírico e Real”, também gravado no Estúdio Rastros.

Em 2011, lançou o livro “Sonetos de Nuance Livre”, pela Editora Alcance. Conquistou duas Menções Honrosas no Prêmio Lila Ripoll de Poesia – edição 2011, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, pelos seus poemas “Limbo” e “Louvação”.

Em 2012, foi um dos três premiados no Concurso Cultural “Porto Alegre, Meu Lugar”, promovido pelo Jornal Correio do Povo, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que teve em torno de 400 crônicas inscritas.

Teve o poema de sua autoria “O Apanhador de Flores” selecionado no Concurso Histórias de Trabalho 2012, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Em 2013, lançou o livro de poesias “A Textura das Nascentes”, pela Editora Alcance. Concluiu o livro “A Sudoeste do Sul”, com data de lançamento ainda a ser definida.

Concluiu o volume de pronunciamentos “Atril – Um Caminho”.

Escreveu a sinopse do filme “Estação Hipnose” e concluiu o volume “Estação Hipnose – Episódios”.

Teve a história de sua autoria “Almoçando com Afrodite” selecionada no Concurso Histórias de Trabalho.

Teve sua música “Retratos do Guaíba” premiada com o 1° lugar na categoria “Cultura, Arte e Espiritualidade”, na VIII Mostra de Trabalhos do Lago Guaíba, organizada pela UFRGS e pelo Comitê do Lago Guaíba.

Tem o show “Música Vazante da Alma” montado para apresentações, com várias já tendo sido realizadas. Também tem apresentado seu show “A Canção Notívaga” em bares e espaços culturais, cantando e tocando violão.

Em 2014, lançou seu terceiro CD, “Claves de Música Nua”, gravado no Estúdio Musique.

Concluiu um livro de crônicas. Concluiu um volume de textos intitulado “Conjecturas 1”. Já compôs mais de 600 melodias e colocou letra em mais de 160 delas.

Concluiu as gravações de seus CDs “Luzente” e “Cerrito”.

Em 2015, publicou o livro “A Semântica da Pétala”, pela Editora Alcance.

Conquistou o 1° lugar no 10° Concurso Internacional Poetizar o Mundo, com seu poema “Plenilúnio”, concurso que teve 425 poemas inscritos.

Foi premiado com menção honrosa no Concurso Valor Literário, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Sant’Ana do Livramento por sua crônica “Pequeno Ensaio sobre o Poder”.

Em 2016, foi um dos selecionados no VI Concurso Nacional de Pintura, Poesia e Desenho Arte de Viver, realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com seu poema “Altar da Floresta”.

Lançou, em meio digital, o livro “Conjecturas 2”. Está escrevendo poemas que integrarão seu livro “A Consistência do Verbo”.

Lançou em meio digital o livro “Conjecturas 3”.

Tem apresentado o seu show “Cordas Ecléticas”. Com seu poema “A Nuvem”, conquistou o 3° lugar no Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2016, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Seu poema “Epílogo” foi um dos selecionados no Concurso Poemas no Ônibus e no Trem 2016, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Em 2017, lançou seu quarto CD, em meio digital, intitulado “O Tecido Versátil”.

Escreve diariamente textos breves denominados “Boletins”.

Está apresentando prévias de seus shows “AMORTOTAL” e “Luzente”, com músicas de sua autoria.

Teve o seu poema “Carpe Diem II” selecionado para publicação na Revista Gente de Palavra n° 57.

Teve o seu poema “As Águas Fugidias” selecionado para publicação na Revista Gente de Palavra n° 58.

Teve o seu poema “A Lua de Dentro” selecionado para publicação na Revista Gente de Palavra n° 59. Conquistou, na 1ª Olimpíada Poética e Musical, em evento realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o 1° lugar em música e o 1° lugar em poesia, recebendo os troféus Lupicínio Rodrigues e Nélson Fachinelli.

Concluiu o volume “Conjecturas 4”.

Em 2018, publicou, em meio digital, as suas “Conjecturas 4”.

Publicará o livro de poesias “A Consistência do Verbo”.

Está escrevendo as “Conjecturas 5”.

Como engenheiro civil exerce suas atividades profissionais na Corsan, em Porto Alegre, onde reside.

Voltar